Como posso ter certeza de que as outras pessoas que alimentam meu/minha filho(a) seguem o tipo de alimentação que desejo dar a ele(a)?
Essa é uma pergunta frequente entre os pais e a realidade é que nem sempre se pode ter certeza, porque às vezes os outros cuidadores não pensam como você sobre a importância da nutrição no desenvolvimento saudável da criança.
A ideia é fazê-los compreender que o que você quer é o melhor para o desenvolvimento da criança. Para ajudar, você poderia:
- Explicar quais são suas preferências;
- Explicar que sua intenção não é privar a criança de nada;
- Lembrá-los de respeitar os horários das refeições que você já estabeleceu para a criança;
- Dizer a eles que, se ela beber suco ou alimentos com calorias vazias, é menos provável que coma alimentos que contenham os nutrientes de que precisa;
- Dizer a eles que o que você deseja, com o tipo de alimentação que você dá a criança, é que ela tenha hábitos alimentares saudáveis para que possa se desenvolver adequadamente;
- Se outra pessoa vai cuidar de seu/sua filho(a), planejar as refeições e os lanches com antecedência pode ser uma boa alternativa, mas certifique-se de que suas preferências sejam claras e fáceis de preparar e servir.
Ao transmitir informações básicas sobre alimentação, você pode conscientizar as pessoas envolvidas na alimentação da criança, que podem não estar informadas sobre tudo o que você sabe.
As diferenças entre gerações podem gerar alguns conflitos, pois há pouco tempo não se falava tanto sobre a relação entre o desenvolvimento infantil e a nutrição, tampouco da necessidade de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, vitaminas e minerais para o bom desenvolvimento durante a infância. Quando você era criança, não havia tanta facilidade de se obter informação relacionada a esse tema. Porém, hoje já é possível encontrar vários estudos de especialistas e médicos que se dedicaram vários anos à investigação destes assuntos.
Procure falar com clareza sobre a alimentação da criança para as pessoas, para que elas compreendam seus motivos. Se você puder fazê-las entender como é importante para a criança ter uma dieta saudável, pode ter certeza de que elas participarão e seguirão cada uma de suas preferências de forma adequada.
Consulte sempre seu médico e/ou nutricionista